Hoje vivenciamos revolução tecnológica que
estamos vivenciando com alterações muito rápidas. É muito difícil a escolha das
ferramentas para incluir na caixa do mediador pedagógico. Parto do princípio a
minha escolha conforme a minha observação. Vou enumerar alguns:

1- Twitter
É uma ferramenta com uma grande
comunicação que procura manter contato com os amigos, não importa onde você está ou o que você está fazendo. Recebe elementos de grandes
grupos e
permite boas conversas e aquisição de novos conhecimentos por amigos e outro
profissionais.
2- Delicious
É
uma ferramenta que permite você ter acesso aos seus favoritos online, etiquetá-los e
compartilhá-los com seus colegas e alunos que admite o acesso em qualquer local
basta você ter acesso a uma rede e um computador.
3- You Tube
É
um site de recurso aonde você pode hospedar marcar e compartilhar
vídeos. Se almejar você pode agrupar uma página da WEB ou Blog é um recurso
útil de conteúdo de vídeo gerado pelo utilizador.
4- Google Docs
É um serviço hospedado, aonde você pode criar, registrar e
compartilhar documentos, planilhas e apresentações e formulários on-line Você
pode trabalhar por conta própria ou em colaboração. Você também pode importar
documentos do MS Office e Open.
5- Word Press
É
uma plataforma aberta para pesquisar como um blogging que é gratuito e fácil de usar
6- Slideshare
É
um site onde você pode hospedar suas apresentações e compartilhá-los com os
outros. As apresentações podem ser ligadas no próprio site ou então
incorporadas em uma página web. Você também pode ter ao mesmo tempo um arquivo
de áudio MP3 (podcast) com o slideset para criar um slidecast - a forma mais intensa
de classificação de apresentações / tutoriais. Slideshare é também uma solução
de grande importância local das apresentações.
7- Skype
É
uma comunicação livre e ferramenta de colaboração para ser baixado e instalado
em seu computador. Você pode usá-lo para que o texto de mensagem de voz e
conversas com pessoas que tem o Skype também permite conferências com várias
pessoas.
8- Wikipedia
É o espaço multinacional de enciclopédia de conteúdo livre no mundo. Foi escrito de forma
colaborativa por voluntários do mundo todo e a grande maioria de seus artigos
pode ser editada por qualquer pessoa desde que tenha acesso à Internet.
9- Google Chrome
É um navegador que acorda um design
minimalista com sofisticada tecnologia para tornar a web mais rápida, segura e
fácil
10- Adobe Photoshop
É uma ferramenta de imagem fotográfica para
fotógrafos profissionais e amadores, bem como gráficos e web designers.
11- Moodle
É
um sistema acessível de gerenciamento de cursos (CMS) que está tomando o mundo
educacional pela tempestade. Ele fornece todas as funcionalidades em alto nível
e bem sofisticado de um CMS educacionais e muito mais - e não há taxas de
licença. Cada vez mais faculdades e universidades, e mesmo as empresas, estão
se voltando para o Moodle para hospedar e oferecer cursos on-line.
12- Firefox
O browser de programa aberto que já está
disponível a terceira versão. Há também milhares de add-nos que acrescentam a
sua funcionalidade.
13- Mapas Conceituais
Ele consegue sintetizar os conceitos de determinado assunto, muito embora normalmente tenham uma organização hierárquica e, muitas vezes, incluam setas, tais diagramas não devem ser confundidos com organogramas ou diagramas de fluxo, pois eles não aludem sequencia, temporalidade ou direcionalidade, nem hierarquias organizacionais ou que marcam poder. Porque os Mapas conceituais são esquemas de significados, de relações significativas; de hierarquias conceituais, se for o caso e diferenciando das redes semânticas que não são organizadas por níveis hierárquicos e não obrigatoriamente incluem apenas conceitos.
14- Fórum
Fórum é uma ferramenta assíncrona, muito utilizada na EAD que permite postar
colaborações de grupos dentro de um determinado curso ou disciplina, no momento
em que for mais conveniente ao aluno. Cabe destacar que o fórum é uma reunião de
discussões correlacionadas, como um guarda-chuva, que abriga dentro de si as
discussões estruturadas sob um mesmo eixo macro.
15- Chat
O chat é uma ferramenta síncrona que oportuniza o esclarecimento de questões mais pontuais acerca de um conteúdo específico do curso. Favorece o encontro para tirar dúvidas, discutir textos, filmes etc. Além disso, pode ser usado para efetivar encontros virtuais com o grupo de estudo. Normalmente o mediador define ou negocia a melhor data e horário.
Em EAD, o professor é o mediador do encontro e deve organizar a participação dos alunos, dando voz aos que desejam se manifestar e provocando a manifestação dos mais calados. O aluno é o sujeito da aprendizagem. Deve ler, analisar e refletir as "falas" dos colegas e do professor, e, mais do que isso, deve interagir com os participantes.
É um site de rede social
líder com mais de 300 milhões de membros. Hoje o Facebook permite que seja utilizada de forma produtiva na educação e
negócios, porém ainda não tem muita segurança..
Antes de justificar as minhas escolhas cabe citar a afirmação de Pereira:
[...] consistem em mídias que utilizam o
ciberespaço para veicular conteúdos e permitir
interação entre os atores do processo educativo. Porém a qualidade do processo educativo
depende do envolvimento do aprendiz, da proposta pedagógica, dos materiais
veiculados, da estrutura e qualidade de professores, tutores, monitores e
equipe técnica, assim como das ferramentas e recursos tecnológicos utilizados
no ambiente. (PEREIRA; SCHIMITT; DIAS, 2007, p. 4.
Para
justificar as minhas escolhas das ferramentas é que quanto maior forem os
recursos das ferramentas cada vez mais acontece ad interatividades entre os
pares.e a ampliação do acesso possibilitando a construção do conhecimento colaborativo no AVA (Ambiente de Aprendizagem).
O ambiente virtual, quando bem
utilizado, pode tornar-se um importante recurso nas relações sociais para
interação na sociedade digital, como parte importante do processo de ensino e
aprendizagem. O professor deve entender que ensinar, na sociedade tecnológica,
não pode se limitar à transmissão de informações, pois estas estão disponíveis
em várias páginas virtuais. Cabe a ele ser um facilitador que trabalha com seus
alunos, capacitando-os de modo a, sobretudo, permitir o aprender a raciocinar e
a construir ciência.
Referências:
BIGGE, M. Teorias de aprendizagem para professores. São Paulo: EPU, 1977
PEREIRA, A.
T. C.; SCHMITT, V.; DIAS, M. R. A C. Ambientes
Virtuais de Aprendizagem.
In: PEREIRA, Alice T. Cybis.
(orgs). AVA - Ambientes Virtuais de Aprendizagem em
Diferentes Contextos. Rio de
Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário