
Ambientes
Virtuais
O termo “ambientes virtuais de
aprendizagem” é um conceito que vem sendo muito utilizado nas últimas décadas
para se referir aos ambientes criados pela expansão da internet, quando utilizados para os processos de ensino e
aprendizagem. Um ambiente virtual é entendido como um “espaço vivo” [1],
interativo de potencialidades e significados de aprendizagem, social, técnico e
pedagógico, estabelecendo entre os sujeitos a construção do conhecimento como
parte do seu dia a dia e a interação em rede com as pessoas do outro lado do
mundo. Ao falar-se de ambiente online,
é necessário definir o que se chama de virtual. Para tanto, recorremos a Levy
(1999, p. 47) que nos ensina que:
A palavra "virtual" pode ser
entendida em ao menos três sentidos: o primeiro, técnico, ligado à informática,
um segundo corrente e um terceiro filosófico.
(...) no uso corrente, a palavra “virtual” é muitas vezes empregada para
significar a irrealidade - enquanto a "realidade" pressupõe uma
efetivação material, uma presença tangível. Em geral, acredita-se que uma coisa
deva ser real ou “virtual”, que ela não pode, portanto, possuir as duas
qualidades ao mesmo tempo. Contudo, a rigor, em filosofia o “virtual” não se
opõe ao real, mas sim ao atual: virtualidade e atualidade são apenas dois modos
diferentes da realidade. Se a produção da árvore está na essência do grão,
então a virtualidade da árvore é bastante real (sem que seja, ainda, atual).
[1]
O termo “espaço vivo” é mencionado pela autora dada a existência de ferramentas
que interagem neste espaço.
No entanto, a inserção dos professores
em uma nova cultura de aprendizagem, na busca, bem como na aquisição de
competências e habilidades para operar com estes novos recursos didáticos
pedagógicos como ferramentas de midiatização precisa ser implementada.
Necessitam ser desenvolvidas mudanças capazes de auxiliar este professor na
transformação de informações em conhecimento, a fim de aperfeiçoar o processo
de desenvolvimento de novas competências que eduquem o individuo, capacitando-o
a lidar com novas formas de aprender e pensar o mundo e sua transitoriedade
natural.
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